Autoconfiança - Coaching Esportivo - Linhares Coach

Autoconfiança – Coaching Esportivo – Linhares Coach

 

Karageorghis e Terry (2011) explicam que a autoconfiança esportiva indica uma elevada expectativa do atleta sobre sua possibilidade de, em um modo geral, ser bem-sucedido na atuação esportiva.

Ainda que o termo se refira à crença do atleta, é importante que, para que sua autoconfiança se estabeleça e se mantenha, o seu nível real de habilidade esteja suficientemente desenvolvido para enfrentar as demandas que lhe são impostas.

Martin (2001) apresentou uma pesquisa na qual foram estudadas as características verificadas em atletas que são reconhecidos por sua elevada autoconfiança. São elas:

  • Estão preparados física e tecnicamente: para que o atleta estabeleça níveis adequados de autoconfiança é fundamental que suas habilidades esportivas estejam, de fato, bem desenvolvidas. Complementarmente, conforme o atleta pratica suas habilidades, estabelece o cenário necessário para desenvolver e, principalmente, reconhecer suas competências. Este reconhecimento é um ponto chave desta habilidade psicológica.

 

  • Concentrados em objetivos realistas e para executar nas competições: atletas autoconfiantes tendem a traçar objetivos desafiadores e, especialmente, possíveis de serem alcançados. Concentram-se nestes objetivos e persistem para realizá-los, por acreditarem que estão preparados e possuem capacidade para tal.

 

  • Sentem-se à vontade em situações competitivas: a convicção de sucesso leva-os a se sentirem bem e motivados para a disputa de jogos ou provas em competições.

 

  • Realizam autoconversação positiva: atletas autoconfiantes costumam dizer frases positivas ou conversar consigo mesmo em tom de encorajamento, com conteúdo positivo, pois sentem-se seguros e convictos de que possuem a competência necessária para apresentar uma atuação esportiva bem-sucedida.

 

  • Realizam visualização mental com imagens positivas: da mesma forma, apresentam maior facilidade em se imaginarem realizando desempenhos bem-sucedidos, devido às crenças positivas acerca das próprias competências esportivas.

 

Observa-se que atletas autoconfiantes apresentam maior facilidade em realizar autoconversação positiva e visualização mental com imagens satisfatórias.Complementarmente, estas técnicas retroalimentarão a autoconfiança, auxiliando na sua manutenção em níveis adequados.

Fonte:

KARAGEORGHIS, C. J.; TERRY, P. C. Inside Sport Psychology. Champaign, IL: Human Kinetics. 2011.
Posts recomendados

Deixe um comentário