Autoconfiança – Vealey e colaboradores (1998) realizaram um estudo com jovens atletas com o objetivo de identificar quais fatores são fundamentais para o estabelecimento da autoconfiança esportiva, chamando esses fatores de fontes de autoconfiança. A seguir, apresentam-se cada uma das nove fontes que, segundo os autores, afetam diretamente os níveis de autoconfiança esportiva em atletas:
PREPARAÇÃO FÍSICA E MENTAL:
Aspectos ligados à percepção do atleta de que está física e mentalmente preparado, com um ótimo foco em seu desempenho esportivo e em seus objetivos, sentindo-se preparado para o seu máximo esforço na situação.
DOMÍNIO DAS HABILIDADES ESPORTIVAS:
Domínio e aprimoramento das próprias habilidades esportivas do atleta.
AUTOPERCEPÇÃO FÍSICA:
Percepção do atleta sobre sua aparência/apresentação física e o aumento da autoconfiança por sentir-se bem com a apresentação do próprio corpo e peso. O modo como o atleta acredita que os outros lhe veem.
DEMONSTRAÇÃO DE HABILIDADES:
Momentos em que o atleta demonstra suas próprias Habilidades para outras pessoas, vence e/ou supera seus adversários.
EXPERIÊNCIAS VICÁRIAS:
Experiências de observação de outros atletas, colegas ou amigos realizando desempenhos de sucesso.
SUPORTE SOCIAL:
Percepção do atleta sobre o seu suporte social no esporte, o apoio e incentivo de pessoas significativas como treinadores, família e colegas.
CONFORTO AMBIENTAL:
Momentos em que o atleta se sente confortável no ambiente em que irá atuar ou competir.
LIDERANÇA DO TREINADOR:
Quando o atleta acredita nas habilidades de seu treinador, especialmente para tomada de decisões e liderança eficaz.
SITUAÇÕES FAVORÁVEIS:
Percepção do atleta de que as situações esportivas estão acontecendo em seu favor e tudo está “indo bem”.
Após compreender “de onde vem” a autoconfiança torna-se fundamental estudar também quais são os efeitos que ela gera sobre a atuação esportiva. De acordo com Weinberg e Gould (2017) esta habilidade psicológica em níveis adequados pode gerar emoções positivas ao atleta, contribuir com o raciocínio, a manutenção do foco de atenção e a tomada de decisão, fortalecer seu esforço, persistência e uso de estratégias adequadas de enfrentamento em situações adversas e desafiadoras.
Fonte:
-
VEALEY, R. S.; CHASE M. A. Self-confidence in sport. In T. S. Horn (Ed.), Advances in Sport Psychology (pp. 66-97). Champaign, IL: Human Kinetics. (2008).
-
WEINBERG, Robert; GOULD, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. Tradução: Maria Cristina Gularte Monteiro, Regina Machado Garcez.