Assista um filme na sua cabeça – Um dos maiores jogadores de golfe de todos os tempos, Jack Nicklaus (1974, p.19), demonstra o uso que ele fazia da mentalização.
Antes de cada tacada, vejo um filme dentro da minha cabeça.
Eis o que vejo. Primeiro, vejo a bola onde quero que ela chegue, bela e branca colocada sobre o gramado brilhante. Então, vejo-a indo para lá; vejo seu caminho, a trajetória e até seu comportamento na aterrissagem. Na cena seguinte, estou executando o tipo de movimento que transformará a imagem anterior em realidade.
Esses filmes interiores são fundamentais para a minha concentração e minha abordagem positiva a cada tacada.
A citação a seguir, de Michael Phelps, 18 vezes medalha de ouro e 22 vezes medalhista olímpico, também salienta a importância da mentalização:
Antes das eliminatórias olímpicas, eu mentalizava muito. E acho que foi útil para sentir o que ocorreria quando chegasse lá.
O famoso técnico de futebol Sir Alex Ferguson, ex-administrador do Manchester United:
Eu estava sempre tentando adicionar a mentalização a meu treinamento, salientando a necessidade de os jogadores terem um quadro mental, visualizando como poderiam causar um impacto criativo no padrão do jogo sempre em alteração. (Ferguson e Mcllvaney, 200, p. 151).