As 4 faces do insight. Jung-Beeman et al. relatam que, quando as pessoas têm um insight, seus cérebros emitem ondas alfa um pouco antes. As ondas alfa estão relacionadas ao fato de as pessoas bloquearem inputs das sensações externas e se concentrarem nos estímulos internos.
Restou demonstrado que os cérebros de atletas de elite emitem ondas alfa imediatamente antes de um excelente desempenho. Descobriu-se que as ondas alfa também guardam relação com a liberação do neurotransmissor serotonina, um mensageiro de substância química que aumenta o relaxamento e diminui a dor.
Então, quando estamos no processo de reflexão, em geral temos uma sensação boa.
Estudos mostram que, na reflexão, não estamos pensando logicamente ou analisando dados; estamos empregando uma parte de nosso cérebro utilizada para fazer conexões com o cérebro inteiro.
Estamos pensando de uma forma pouco comum, permitindo que nosso cérebro inconsciente funcione.
Estamos exigindo um nível de inteligência superior à capacidade máxima (sete vezes) de retenção de informações em nossa memória funcional.
Fonte:
Rock. David. Liderança tranquila : Não diga aos outros o que fazer: ensine-os a pensar! / David Rock; tradução Marcia Nascentes. Rio de Janeiro : Alta Books, 2017. Pág 107.