Ansiedade direção e intensidade – Durante muitos anos, a maioria dos pesquisadores acreditou que a ansiedade tinha apenas efeitos negativos sobre o desempenho.
Entretanto, o psicólogo inglês do esporte Graham Jones e colaboradores (Jones, 1995: Jones, Hanton e Swain, 1994) demonstraram que a interpretação dada pelo indivíduo aos sintomas de ansiedade é importante para entender a relação ansiedade-desempenho.
As pessoas podem entender os sintomas de ansiedade tanto como positivos e úteis para o desempenho (facilitadores) como negativos e prejudiciais para o desempenho (debilitantes).
Para entender totalmente a relação ansiedade-desempenho é preciso examinar tanto a intensidade da ansiedade da pessoa (o quanto ela está ansiosa) quanto a direção dessa ansiedade (sua interpretação dessa ansiedade como sendo facilitadora ou debilitante para o desempenho).
Jones e colaboradores sustentaram que perceber a ansiedade como facilitadora leva a um desempenho superior, enquanto percebê-la como debilitante leva a um desempenho insatisfatório.
Fonte:
Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. Pág. 84.