ALTA PRECISÃO - Coaching Esportivo - Linhares Coach

ALTA PRECISÃO – Coaching Esportivo – Linhares Coach

Para desenvolver habilidades de alta precisão, você precisa fazer as conexões certas no cérebro. Nesse processo, vai ajudar muito se você for meticuloso e atento aos detalhes, como um bom carpinteiro.
Um ótimo exemplo de desenvolvimento de habilidade de alta precisão é o método Suzuki de ensino musical. No início, os alunos têm várias aulas apenas para aprender a segurar o arco e o violino, atentando para a postura certa do corpo e a posição da mão. Por meio de versinhos e repetições, eles aprendem a usar o arco (sem violino). Cada fundamento, por mais simples que pareça, é apresentado com a importância que tem, ensinando por meio de uma série de imagens marcantes e trabalhado repetidamente até ser denominado.
Outro exemplo vem do jogador de futebol americano Tom Brady, três vezes campeão da Super Bowl. Em sua carteira, ele guarda um papel com os segredos fundamentais para um bom lançamento – dicas simples que Brady foi aprendendo com seu treinador pessoal, Tom Martinez, desde os 14 anos. Aliás, até a morte de Martinez, em 2012, Brady o visitava uma ou duas vezes por ano para fazer ajustes nas técnicas – ou, para ser mais específico, pavimentar os caminhos neurais a fim de se certificar de que eles continuavam funcionando bem.
A precisão é importante principalmente no início da prática, porque as primeiras repetições determinam o desenvolvimento futuro. Os neurologistas chamam esse fenômeno de “trenó descendo uma montanha de neve”, pois, na primeira vez em que isso é feito, não há um caminho traçado. Nas tentativas seguintes, porém, o trenó provavelmente seguirá a trilha deixada antes. “Nosso cérebro é bom em construir conexões”, diz o Dr. George Bartzokis, neurologista da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA). “Mas não é tão bom assim em desconstruí-las”.
Quando for desenvolver habilidades de alta precisão, seja comedido. Vá com calma. Faça um movimento simples cada vez, repita-o à exaustão e só siga adiante depois de dominá-lo. Preste atenção nos erros e corrija-os, sobretudo no início. Aprender os princípios básicos pode parecer chato, mas é fundamental. Se você fizer isso, poupará tempo e dores de cabeça no decorrer do processo.

 

Thiago Linhares

Posts recomendados

Deixe um comentário