A autoconfiança é uma crença pessoal de que se pode realizar, com sucesso, uma determinada tarefa (WEINBERG e GOULD, 2001). Pode-se dizer que a autoconfiança é uma expectativa, um pensamento subjetivo do indivíduo acerca da realização de tarefas de modo geral ou específico.
Covassin e Pero (2004), verificaram que atletas com indicativos de elevada autoconfiança mantiveram um baixo nível de ansiedade pré-competitiva, e que isso os fez permanecerem calmos e relaxados durante a competição.
Também Kais e Raudsepp (2005), constataram que níveis mais elevados de ansiedade estão geralmente associados com as percepções negativas quanto ao desempenho esportivo desejado para a competição.
A técnica mental da simulação cognitiva, na qual os indivíduos se visualizam executando de maneira bem sucedida alguma tarefa que exija habilidade, melhora seu desempenho posterior (COSTA, 2003).
Ou seja:
❌se a pessoa tem uma avaliação negativa de seu desempenho, antecipa fracasso😞
✅e se tem uma positiva, antecipa sucesso 😀
Um atleta confiante faz escolhas melhores, terá condições emocionais mais favoráveis de treinabilidade, poderá superar com mais facilidade as adversidades de sua vida, já que possui mais recursos mentais positivos.
🔍Fonte:
✔COSTA, A. Auto-eficácia e Burnout. Revista Eletrônica InterAção Psy, v.35, n.1, p.34-67, 2003.
✔COVASSIN, T.; PERO, S. The relationship between self-confidence, mood state, and anxiety among collegiate tennis players. Journal of Sport Behavior, v.27, n.3, p. 230-242, 2004.
✔KAIS, K.; RAUDSEPP, L. Intensity And Direction Of Competitive State Anxiety, Self-Confidence And Athletic Performance. Kinesiology, v.37, n.1, p13, 2005.
✔WEINBERG, R.S; GOULD, D. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 2.ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.