A personalidade dos atletas - Psicologia do esporte - Linhares Coach

A personalidade dos atletas – Psicologia do esporte – Linhares Coach

A personalidade dos atletas – De acordo com Weinberg & Gould (2011) “a personalidade refere-se às características- ou à soma das caracicristicas – que tornam uma pessoa única” (p. 50). Está definição também é defendida por Gil (1986) para quem a personalidade pode ser descrita como a soma total ou padrão global de características individuais.

Importância:

Do mesmo modo, Samulski e Perreiras (2009) enfatizam outro importante parcela dos estudos da personalidade em psicologia do esporte, destacando três hipóteses que representariam as relações entre esporte e personalidade.

A primeira hipótese de seleção aponta que as características da personalidade determinariam a escolha e a manutenção da prática em uma modalidade esportiva. Neste sentido, pessoas extrovertidas se interessariam e se adaptariam melhor em esportes coletivos, pessoas introvertidas em modalidades individuais, enquanto pessoas agressivas em modalidades de lutas.

Para Morgan, (1980), os estudiosos da personalidade no campo do esporte podem ser divididos em dois polos. O primeiro, composto pelos pesquisadores considerados crédulos, os quais acreditam que a personalidade está intimamente ligada ao sucesso esportivo.

Conclusão:

Vale destacar alguns dos estudos que representam a postura destes grupos. Entre os trabalhos clássicos encontram-se realizados por Ogilvie (1968, 1976, citado por Cox.1994) que após ampla revisão da literatura de sua época, concluiu que traços de personalidade como, estabilidade emocional, força mental, autocontrole, autoconfiança, baixa tensão, confiança e extroversão estavam diretamente ligados ao sucesso esportivo.

Estudos similares foram produzidos por Garcia, Cepero e Rojas (2010), que avaliaram as habilidades, concluíram que os atletas mais experientes apresentavam melhores capacidades psicológicas do que os menos experientes, tais como, sensibilidade emocional, controle emocional e motivação.

Fonte:

Novas perspectivas para avaliação em psicologia do esporte e do exercício físico / organização. Evandro Morais Peixoto, Tatiana de Cássia Nakano, Marcos Alencar Abade Balbinotti. – 1. ed. Curitiba, PR: CRV. 2016. pág.54-56.

Posts recomendados

Deixe um comentário