A mídia no futebol – Com a alta visibilidade do futebol, campeonatos transmitidos em rede nacional, a profissionalização do atleta e seus nomes e imagem expostos, a mídia acaba tendo grande interação com esses jogadores. A mídia é um meio em que os torcedores e simpatizantes do futebol tem para se notificar e se atualizar sobre o esporte. Tendo uma grande parcela na influência do que é noticiado e dito sobre os times e jogadores, de uma forma positiva ou não.
Como por exemplo, a ideia que é vendida pela mídia destaca, muitas vezes, atletas de sucesso, seus altos salários e vidas de luxo. Esse olhar, por sua vez, mascara uma profissão em que estão presentes o sofrimento, a cobrança, a falta de reconhecimento, o cansaço, o assédio, as mudanças repentinas, a saudade da família, a falta de autonomia, a competitividade, o fracasso, o medo, a instabilidade, a dor e as possíveis frustrações diante das promessas de sucesso e expectativas com o seu trabalho quando o atleta chega ao novo time e seus esforços para permanecer nele (PEREIRA, 2008).
Ainda sobre a influência que a mídia exerce na sua relação com atletas de futebol profissional, Rambaldi e Vieira (2020), nos apresenta reflexões importantes. Entre elas, destacamos aqui o que o autor diz sobre a cobrança constante de alto rendimento e performance sobre os jogadores, que normalmente não podem demonstrar estarem abalados ou despreparados para as competições, levando-os a esconder seus medos e sofrimentos para não serem tidos como pauta para uma possível queda de rendimento e ter suas fraquezas expostas pela mídia.
Tal realidade não é frequentemente revelada e discutida, principalmente pelos meios de comunicação, que reforçam a imagem do atleta onipotente, forte, saudável e que supera os limites, desafios e que conseguem com tranquilidade vencer qualquer competição (RAMBALDI; VIEIRA, 2020). Com essa abstenção de mostrar a realidade, os jogadores podem se sentir desamparados social e institucionalmente, apresentarem dificuldades de gerenciamento de emoções, dificuldade na adaptação a algumas fases da carreira e isso pode gerar, até mesmo, a desistência da prática esportiva por chegarem ao seu limite (RAMBALDI; VIEIRA, 2020).
Artigo utilizado:
Ritti, Laura de Almeida; Motta, Bruno Feital Barbosa. O psicológico dos atletas de futebol profissional: a relevância do psicólogo do esporte para a alta performance. CADERNOS DE PSICOLOGIA, Juiz de Fora, v. 4, n. 8, p.656-676, jul./dez. 2022 – ISSN 2674-9483. Disponível em: http://seer.uniacademia.edu.br/index.php/cadernospsicologia/article/view/3432/2426# .
Fontes:
PEREIRA. A. B. A construção Social do jogador de futebol profissional. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2008.
RAMBALDI, M; VIEIRA, F.O. Futebol e Saúde: adoecimento de atletas profissionais. R. Laborativa, v.9, n.2, p.06-23.out. /2020. Disponível em: https://ojs.unesp.br/index.php/rlaborativa/article/view/3196/pdf. Acesso em: 20 set. 2022.