A ATENÇÃO NO ESPORTE – No treinamento esportivo, a participação ativa da atenção tem um papel fundamental no processo de aprendizagem. Se no momento em que o treinador explica ou demonstra um movimento o atleta não tem uma boa atenção na observação pode ser afetada sua compreensão e sua posterior realização.
O mesmo pode ocorrer no momento de enfrentar grandes cargas de treinamentos.
Se o atleta estiver pensando em problemas pessoais, isso limitará a possibilidade de mobilização consciente de sua vontade.
Crianças e jovens apresentam, em determinadas fases sensíveis de desenvolvimento, problemas de concentração, especialmente na aprendizagem de tarefas complexas.
A atenção no esporte – treinador
Segundo Samulski (2002), não basta dizer para o atleta: “você precisa se concentrar”. Ele necessita primeiramente aprender como fazê-lo, quando, em quê e com que intensidade.
Deve também aprender como pode manter essa atenção por um período de tempo prolongado.
Um treinador deve estar em condições de perceber rapidamente as exigências situacionais da atenção e aplicar em resposta medidas psicológicas adequadas para regular a atenção de seus atletas.
Em função disso, é importante definir o que se entende por atenção e concentração.
Fonte:
Cárdenas, Ramón Nuñez; Freire, Ivete de Aquino; Pumariega, Yesica Nuñez. Preparação psicológica no esporte. – I. ed. – Curitiba: Appris, 2017. Pág 97.