7 qualidades da Inteligência Emocional – Chegamos a essas sete qualidades integrando nosso esquema de inteligência emocional existente com dados reunidos por nossos colegas do Hay Group, que usaram indicadores objetivos para captar o comportamento de líderes de alto desempenho em centenas de empresas durante duas décadas. Aqui estão listadas cada uma das qualidades, seguidas por algumas das perguntas que fazemos para avaliá-las.
EMPATIA
• Você compreende o que motiva as outras pessoas, mesmo aquelas com backgrounds diferentes?
• Você é sensível às necessidades dos outros?
SINTONIA
• Você escuta atentamente e pensa sobre como os outros se sentem?
• Você está sintonizado com o estado de espírito dos outros?
PERCEPÇÃO ORGANIZACIONAL
• Você reconhece a cultura e os valores do grupo ou da organização?
• Você entende as redes sociais e conhece suas normas implícitas?
INFLUÊNCIA
• Você persuade os outros envolvendo-os em discussões e recorrendo aos próprios interesses deles?
• Você obtém apoio de pessoas chave?
DESENVOLVIMENTO DOS OUTROS
• Você treina e orienta os outros com compaixão e pessoalmente
investe tempo e energia na orientação?
• Você fornece o feedback que as pessoas acham proveitoso para seu desenvolvimento profissional?
INSPIRAÇÃO
• Você expressa uma visão convincente, desenvolve o orgulho do grupo e promove um tom emocional positivo?
• Você lidera extraindo o melhor das pessoas?
TRABALHO DE EQUIPE
• Você solicita contribuições de todos na equipe?
• Você apoia todos os membros da equipe e encoraja a cooperação?
Fonte:
Goleman, Daniel. Liderança: a inteligência emocional na formação de um líder de sucesso / Daniel Goleman; tradução Ivo Korytowski. – 1° ed. – Rio de Janeiro: Objetiva, 2015. Pág 107.