1 – SIMULAR CONDIÇÕES DE COMPETIÇÃO NO TREINAMENTO (SIMULATION TRAINING):
Ex: Produzir barulho de torcida; jogo treino contra um time agressivo; jogo sob pressão de tempo; treinamento técnico em presença de estímulos perturbadores.
2 – USAR PALAVRAS-CHAVE (CUE WORDS):
Durante a competição, atletas vencedores utilizam palavras como “força”, “luta”, “concentrar-se no novo”, “continue assim”, “preste mais atenção no adversário” etc.; com a finalidade de manter um bom nível de atenção ou de concentra-se de novo quando perder a concentração.
3 – ESTABELECER ROTINAS DE COMPORTAMENTO (COMPETITIVE ROUTINES):
Rotinas de comportamento podem ser aplicadas antes e durante a competição a fim de reduzir o nível de ansiedade, eliminar fatores que podem distrair o atleta e aumentar o nível de concentração.
4 – DESENVOLVER PLANOS DE COMPETIÇÃO (COMPETITION PLANS):
Esses planos pré-competitivos e competitivos podem ajudar o atleta a manter o nível de atenção durante a competição, especialmente em momentos de decisão.
5 – PRATICAR O CONTROLE VISUAL (VISUAL CONTROL):
Nos esportes com bola (vôlei, basquetebol, tênis), o atleta precisa de capacidade visual de focalizar a atenção em estímulos visuais relevantes (p. ex: a bola) e evitar distrações (p. ex: prestar atenção às reações da torcida).
6 – PERMANECER CONCENTRADO EM SITUAÇÕES PRESENTES (FOCUSING):
O atleta deve evitar pensar em situações passadas e futuras (p. ex: consequências futuras de uma derrota ou lesão) e ficar totalmente concentrado na tarefa a realizar no momento atual, na situação presente.
Fonte:
Weinberg, R., & Gould, D. (Ed.) (1999). Foundations of sport and exercise psychology. Champaign: Human Kinetics.
@LinharesCoach