1. APRENDIZADO SOBRE IGNORÂNCIA: atletas de ponta não se lamentam com problemas ocorridos durante treinos e competições.
2. SIMPLICIDADE SOBRE COMPLEXIDADE: mantenha as coisas simples, não tente implementar fórmulas mirabolantes de alimentação, treinamento, descanso.
3. PROFICIÊNCIA SOBRE INCOMPETÊNCIA: atletas de alto desempenho NUNCA estão satisfeito com sua performance, pois sabem que podem melhorar. Essa é a principal motivação para manter um nível de excelência.
4. EXCELÊNCIA SOBRE MEDIOCRIDADE: mantenha as coisas simples, mas faça da melhor forma possível.
5. PROCESSO SOBRE RESULTADO: esse princípio se resume em uma frase: gostar mais de treinar do que de competir. A paixão pelo processo para atingir a performance é fundamental. As chances de sucesso são mínimas se não há prazer.
6. PROGRESSO SOBRE DETERIORAÇÃO: os grandes atletas sabem quando competir, não são afoitos para participar de tudo, pois sabem que isso pode minar seu desempenho.
7. DECISÃO SOBRE VACILO: campeões em vários esportes são determinados, eles não acordam ás 05:00 e ficam pensando se devem treinar ou não, eles levantam e treinam.
8. EQUILÍBRIO SOBRE EXTREMISMO: grandes atletas não são radicais, eles conseguem equilibrar outros prazeres com o esporte. A chave aqui é o equilíbrio.
9. EFICIÊNCIA SOBRE DESPERDÍCIO: sempre questione COMO você está fazendo para obter melhores resultados. Atletas sabem que eles precisam ser eficientes.
10. CONFIANÇA SOBRE A DÚVIDA: os maiores campeões olímpicos já falharam algum dia, mas não desistiram por causa disso. Não faça um dia ruim se tornar uma vida ruim, esteja sempre confiante.
11. HUMILDADE SOBRE ARROGÂNCIA: todos conhecem o velocista americano Tyson Gay. Alguns meses antes das Olimpíadas de Pequim, Tyson se auto-proclamava imbatível. Ele sequer chegou á final dos 100m livres.
12. FÉ: Peça a Deus que abençoe seus planos, e eles darão certo (Pv. 16:3)
Fonte: Stephen Long, Ph.D., Level Six For Performance.