Controlar a mente para um excelente desempenho
Neurocientistas dispostos a entender a relação do cérebro com o movimento estudaram atletas e perceberam que 50% da performance durante as competições está ligada ao cérebro.
Controlar a mente é fundamental para ter um bom desempenho nas situações de tensão, e nos esportes, essa necessidade fica bem clara, pois o dinamismo e a velocidade das respostas dos atletas exigem que as tomadas de decisão ocorram em milésimos de segundo. Se o atleta perde esse momento, desperdiça a chance de acertar o lance, o passe e etc.
Em nosso cérebro, a repetição faz com que os impulsos corretos sejam enviados ao resto do corpo. Isso acontece da seguinte forma: os lobos frontais são os responsáveis por nos fazer aprender a execução de um movimento e o cerebelo, por nossa habilidade motora e realização de sequências de movimento, usa da repetição desses exercícios para criar uma memória de procedimento, que resulta em alta performance.
Os próprios músculos, conforme treinamos, criam sua memória e a sequência de contrações para realizar o movimento, quando estimulados. Treinar faz com que possamos reagir com mais naturalidade em situações extremas.
A preparação neurobiológica é capaz de ativar feedbacks físicos e emocionais. Assim, ansiedade e medos, receios e situações são previstos e, então, podemos reagir antecipadamente, e o corpo responde de modo automático.
🔎 Fonte: O cérebro de alta performance: como orientar seu cérebro para resultados e aproveitar todo o seu potencial de realização / Luiz Fernando Garcia. – São Paulo: Editora Gente, 2013. P.84