Lidando com o estresse - Psicologia Esportiva em Curitiba - Linhares Coach

Lidando com o estresse – Psicologia Esportiva em Curitiba – Linhares Coach

Lidando com o estresse – A maior parte daqueles que se tornam atletas de futebol profissional costumam iniciar a prática do esporte durante a infância, sem ter a dimensão das consequências e abrangência do mercado de trabalho.

A história de cada jogador apresenta realidades e experiências muito diferentes umas das outras e podem variar em aspectos como a família, o local onde nasceu e foi criado, a oportunidade, a renda, a dependência da gestão do clube, a relação com os empresários e as importantes mudanças em suas vidas devido a sua escolha profissional atrás do sonho de ser jogador (PEREIRA, 2008).

Mesmo depois de se tornarem profissionais, podem viver oscilações na carreira esportiva, se sentir perdidos em certas situações difíceis que não aprenderam a lidar.

Essas oscilações, em algum momento, podem interferir em sua capacidade de resposta em momentos decisivos (MACEDO; ROBERTO, 2021). Assim, o manejo emocional para atletas se faz necessário para sua qualidade de vida pois, os jogadores são colocados frente a agentes estressores com capacidade de prejudicar sua cognição e, muitas vezes, são avessos aos tratamentos devido a demanda que seu trabalho exige, como por exemplo, o afastamento do que causa esse estresse (RIBEIRO et al, 2018).

Porém, como um atleta de alto rendimento conseguiria se manter longe desses estressores em competições que demandam alto grau de controle físico e mental?

Levando em conta o ambiente esportivo, as modalidades coletivas, principalmente as de alto rendimento, vão apresentar um ambiente de muita cobrança sobre os atletas. E Segundo Hoshino, Sonoo e Vieira (2007) essas cobranças podem vir do técnico, da torcida, familiares, dos próprios atletas e colegas de equipe. Ou seja, os atletas não conseguiriam não estar expostos a esses estressores, a não ser com o afastamento de sua carreira.

Fonte:

Ritti, Laura de Almeida; Motta, Bruno Feital Barbosa. O psicológico dos atletas de futebol profissional: a relevância do psicólogo do esporte para a alta performance. CADERNOS DE PSICOLOGIA, Juiz de Fora, v. 4, n. 8, p.656-676, jul./dez. 2022 – ISSN 2674-9483. Disponível em: http://seer.uniacademia.edu.br/index.php/cadernospsicologia/article/view/3432/2426# . Acesso em 20 Abril 2023.

MACEDO, F. L.; ROBERTO, T. G. A importância e os benefícios da psicologia do esporte: revisão da literatura. Revista InterCiência-IMES Catanduva, v. 1, n. 5, p. 2-2, 2021. Disponível em: https://www.fafica.br/revista/index.php/interciencia/article/view/269/43. Acesso em: 5 out. 2022.

PEREIRA. A. B. A construção Social do jogador de futebol profissional. 2008. Tese (Doutorado em Psicologia) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo. 2008.

HOSHINO, E. F.; SONOO, C. N.; VIEIRA, L. F. Perfil de liderança: uma análise no contexto esportivo de treinamento e competição. Journal of Physical Education, v. 18, n. 1, p. 77-83, 2007. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/3319/2389. Acesso em: 20 out. 2022.

RIBEIRO, P.; LACERDA, A.; MELO, R.; HABIB, L. R.; FILGUEIRAS, A Psicoeducação Baseada em Evidências no Esporte: Revisão Bibliográfica e Proposta de Intervenção para Manejo Emocional. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte. Brasília, (BR), v. 8, n. 1, p. 56-65, mai. /2018. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBPE/article/view/8847. Acesso em: 5 out. 2022.

Posts recomendados

Deixe um comentário