Crie situações estressantes no treino - Psicologia do Esporte - Thiago Linhares

Crie situações estressantes no treino – Psicologia do Esporte – Thiago Linhares

Crie situações estressantes no treino – Treinar sob pressão simulada pode ser uma boa preparação para situações de pressão reais.

À medida que os atletas se acostumam a jogar sob pressão, eles não são tão afetados negativamente por ela.

Você pode criar pressão de várias formas durante o treino. Alguns técnicos de basquetebol universitário convidam outros alunos para os treinos, pedindo-lhes que gritem e vaiem de modo que os jogadores sintam como é jogar na casa do adversário com a torcida contra eles.

Técnicos de futebol americano às vezes armam a cena para um exercício de dois minutos, dizendo ao time que faltam dois minutos para terminar o jogo, que eles estão perdendo por dois pontos na sua própria linha de 20 jardas, restando apenas dois pedidos de tempo; o ataque deve então procurar levar a bola para uma zona que propicie o chute e a marcação de um gol.

A eficácia de criar essas situações no treino tem apoio empírico da pesquisa de Oudejans e colaboradores (Nieuwenbuys e Oudejans, 2010; Oudeians e Pipers, 2009, 2010), que verificaram que praticar e treinar na presença de ansiedade levava a melhor desempenho nas situações de estresse futuras.

Fonte:

Weinberg, Robert; Gould, Daniel. Fundamentos da Psicologia do Esporte e do Exercício. 6. Ed. Porto Alegre: ARTMED, 2017. Pág 268.

Posts recomendados

Deixe um comentário